terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Novidades BPM - Final 2012


Fundação Oswaldo Cruz




 Imagem



12 de novembro de 2012
Estive na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ - http://www.fiocruz.br) para palestrar sobre a importância organizacional da Gestão por Processos.

Minha palestra fez parte da 1ª Jornada de Gestão Por Processos da FIOCRUZ, evento de dois dias contendo várias outras palestras e debates temáticos importantes para disseminar a Gestão por Processos como fundamento de Excelência na Gestão, promover o alinhamento Institucional, a troca de experiência e o acompanhamento qualitativo das ações de modelagem de Processos na Fiocruz.

Fiquei muito honrado e feliz com o convite, que além de ajudar na consecução do objetivo da ABPMP Brasil – “Transformar o País na Maior Referência Mundial de BPM”, também proporcionou um importante encontro com as lideranças do tema na FIOCRUZ, e mais ainda, tive a honra de reencontrar o Sr. Bruno Palvarini - Gerente de Aperfeiçoamento dos Modelos e Referenciais das Políticas de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG.
Bruno, além de reconhecida liderança do GESPÚBLICA, é um profissional excepcional e que sempre promove novas “reflexões” em suas palestras. Foi muito bom vê-lo palestrar mais uma vez.

Agradeço Mirian Cohen - Coordenadora da Qualidade – Fiocruz/ VPGDI, pelo convite e oportunidade de falar com pessoas tão dedicadas e interessadas. Deixo registrado aqui o meu apoio ao esforço que a FIOCRUZ realiza no seu dia a dia. Vocês, apesar de serem reconhecidos pela excelência e referenciados internacionalmente, são humildes ao ponto de acreditar que é preciso investir na melhoria e constante capacitação. Este é um exemplo de órgão público que deve ser constantemente lembrado por todos. Parabéns!

Previdência Social




 Imagem



31 de outubro de 2012
.
Estive no Ministério da Previdência Social – MPS (http://www.mps.gov.br) para ministrar uma palestra sobre como o Governo pode ser mais efetivo na realização de sua missão, utilizando para isso, o Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) e uma clara compreensão do valor percebido pelos Cidadãos. Sendo assim, criei uma palestra que apresenta os principais Eventos da Vida do Cidadão e como o Governo Moderno pode integrar seus processos e entregar Melhores Serviços. A isso damos o nome de “Life Event Management” ou “Gestão dos Eventos da Vida”.
O evento foi muito gratificante e contou com a presença de diversas autoridades, destacando com orgulho a abertura da solenidade pelo Ministro da Previdência Social no Brasil, o Exmo. Sr. Garibaldi Alves Filho que, além de citar  a importância do efetivo gerenciamento de processos na consecução da missão do MPS, ainda agradeceu a ABPMP Brasil por todo o voluntário apoio ao MPS.

De forma totalmente apartidária, confesso que fiquei muito feliz de ver uma autoridade política nacional falando sobre BPM, citando a ABPMP Brasil, e principalmente, reconhecendo que os resultados alcançados são originados da seriedade com que os profissionais do MPS estão tratando o tema.

Parabéns para todos os envolvidos na realização deste evento, em especial, gostaria de deixar registrado aqui o meu agradecimento para Nicir Chaves - Assessora de Gestão Estratégia e Inovação Institucional do Ministério da Previdência Social. Nicir, você está reenergizando toda a esplanada com os resultados alcançados! Continue assim, pois, mostrar que é possível mudar esse país para melhor, é algo que só conseguiremos quando compartilhamos experiências e evidenciamos a excelência alcançada nos resultados.

Grande abraço,
Gart Capote

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Meio Ambiente e BPM




No dia 08 de agosto de 2012 fui recebido na SEMARH – SE (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Sergipe), onde tive a satisfação de conhecer duas importantes personalidades da administração pública do estado.

Primeiramente, tive uma reunião com o atual Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o Sr. Genival Nunes Silva, onde conversamos sobre análise de impacto ambiental e outras importantes iniciativas que a SEMARH - SE conduz para realizar sua missão. Fiquei positivamente impressionado com as várias evidências de seriedade, compromisso, liderança, e principalmente, a paixão que esta secretaria conduz suas atividades. Enquanto cidadão brasileiro, é sempre muito gratificante perceber o bom uso dos recursos públicos – nossos impostos. 



No meu próximo livro, sobre técnicas avançadas de análise de processos, teremos um capítulo inteiramente dedicado à análise de impacto ambiental. Neste capítulo apresentarei técnicas, métodos e casos de sucesso deste tipo de iniciativa organizacional. Certamente teremos projetos de Sergipe sendo referenciados.



Ainda no mesmo dia, e após a reunião com o Secretário Genival Nunestive o prazer de conhecer a “Sala de Situação” para monitoramento hidrometeorológico – localizada em Aracaju. Dentre outras importantes ações, a sala de situação é responsável por monitorar os principais rios do estado que têm condições de provocar grandes enchentes e impactar a economia local (total de 51 estações de monitoramento em todo o estado). Esse importante trabalho é conduzido pelo conhecido meteorologista e coordenador do SIMESE (Sistema Meteorológico do Sergipe), o Sr. Overland Amaral. Fiquei - novamente – positivamente impressionado ao saber que esta é a 3ª Sala de Situação para monitoramento hidrometeorológico do nosso país.



Meus parabéns para todos os envolvidos e contem sempre comigo.



Gart Capote

quarta-feira, 13 de junho de 2012

BPM - Melhoria de Processos, Serviços e Produtos

Olá Pessoal!
Estou de volta para informar o resultado do sorteio do meu “kit” essencial de melhoria de processos, serviços e produtos.
Você não soube do sorteio?
Não perca mais tempo. 
Cadastre seu e-mail em www.GartCapote.com e você será informado das próximas edições.

O “kit” essencial de melhoria de processos, serviços e produtos, é composto de:

1- Um exemplar do livro “BPM para Todos (Link para o livro)
2- Um exemplar do livro “Guia para Formação de Analistas de Processos (Link para o livro)


Nessa edição, foram dois os contemplados:
- Márcia Tachibana (Ribeirão Preto – SP)
- Diogo Maia (Brasília – DF)
O kit foi enviado para cada um no dia 12/06/12. Acredito que todos recebam seus presentes até o final da próxima semana. Obrigado pela participação e espero que usem bem o material.


Já estou planejando o próximo sorteio e o kit ficará ainda mais completo.
Estou fazendo o máximo para terminar o quanto antes o meu novo livro sobre BPMN 2.0 – que ensinará passo-a-passo os dois principais usos da notação: documentação e automatização de atividades.
O próximo kit será composto dos 3 livros!

Ajude a construir uma rede profissional cada vez mais capacitada em métodos modernos para melhoria de processos, produtos e serviços.
Nosso país precisa dessa mudança.

Um grande abraço e obrigado pelo incentivo de sempre.

Gart Capote



segunda-feira, 7 de maio de 2012

Livro BPM para Todos e o Foco DO Cliente


Trecho do Livro
Bookess / Createspace / Amazon 
Março - 2012

FOCO DO CLIENTE

Vamos fazer uma troca de chapéu neste momento.
Por favor, deixe de lado o pensamento de leitor de livros técnicos sobre Gerenciamento de Processos de Negócio, não pense como um profissional preocupado somente em aprender e levar para sua organização os principais conceitos e fundamentos de BPM. Não seja apenas um estudante que busca conhecimento. Neste momento, preciso que você se torne no que realmente é:

UM CLIENTE!

Para simplificar a nossa vida, vamos chamar o cidadão, o consumidor, ou qualquer outra variação existente, apenas de Cliente.
Sim, Eu sei que você sabe que todos nós somos Clientes, mas quando pensamos em processos, infelizmente, tendemos a pensar como empresas e, após esta estranha mutação involuntária, nos tornamos seres mais frios, inconsequentes e distantes das necessidades mais elementares da humanidade...
Portanto, volte a ser apenas um “ser humano”, ou o chamado “cidadão comum”.

Você precisa pensar que é alguém que enfrenta filas, paga contas, anda de transporte público, perde horas em engarrafamentos, acha uma porcaria o atendimento de Call Center, fica doente e precisa de hospitais, não aguenta mais ouvir notícias de furto do dinheiro público, de corrupção generalizada, superfaturamento de obras públicas nababescas intermináveis e, principalmente, você é alguém que paga impostos – muitos e pesados impostos, e não vê o retorno por parte do Estado.

Já está pronto?
Já está pensando como um cidadão comum?
Já é capaz de sentir frustração, raiva e, ainda assim, ter muitas expectativas?

Ótimo! Vamos em frente.
Então, meu querido Cliente, você sabe me dizer por qual motivo os serviços de telefonia, de TV a cabo, a construção civil, a conexão com a internet, os hospitais, as escolas, o trânsito, as empresas aéreas (...) são tão terrivelmente ruins?

Se você “chutou” que os culpados são os processos, você acertou cinquenta por cento da questão. Faltou apenas dizer que os processos são definidos por pessoas. Ou seja, nós somos os culpados por tudo isso.
Sim, você, o poderoso Cliente, também é responsável pelo péssimo produto ou serviço que recebe.
Permita-me trazer um exemplo real desta mutação “pseudo-intelecto-conceitual” que nos acomete de segunda a sexta e imediatamente após passar pela catraca instalada na recepção das organizações.

Em 2011, estava palestrando em um grande evento sobre BPM aqui no Brasil e, durante a fase de perguntas da plateia, um participante me perguntou se o Gerenciamento de Processos de Negócio, ou BPM, teria algo a acrescentar em termos de melhoria para sua organização, já que a mesma, um importante órgão público nacional, possui uma área interna que cuida da excelência de seus processos e que, inclusive, já possui diversas “certificações” de qualidade e excelência pública.
Confesso que, ao ouvir o nome do órgão público – famoso por sua incapacidade estratégica-operacional e notória precariedade de resultados – na visão de seus profissionais e gestores – esta mesma organização havia galgado níveis de EXCELÊNCIA e QUALIDADE, precisei respirar fundo e contar até dez...
Recuperado do choque, não respondi sua pergunta, mas devolvi outras que nos ajudariam no diagnóstico. Educadamente, falei ao colega da plateia:

- Quem disse que vocês são excelentes?
‑ Você deixaria seu filho a mercê desse serviço público?
­­‑ Desculpe, mas eu - enquanto cidadão brasileiro - nunca fui consultado para saber se acho vocês excelentes!

Certo silêncio aconteceu. Era de se esperar, mas eu continuei e expliquei o que vou descrever aqui. Em nenhum momento, quis brigar, ofender ou deixar o colega constrangido. Mas vocês sabem que, de vez em quando, é preciso sacudir e chocar um pouco para conseguir tirar a pessoa do mundo imaginário - formado e abastecido diariamente por rotinas corporativas.
Quando o questionei, não estava colocando em xeque a certificação A, B ou C, muito menos a capacidade do profissional e a sua ótima intenção. Mas estava, sim, tentando trazê-lo para a nossa realidade.
A realidade do Cliente.

Veja. A organização trabalhou tanto para conseguir a tal certificação de “Excelência”, que se esqueceu de perguntar se NÓS também achamos o serviço excelente.
Ora bolas, se você presta um serviço – qualquer tipo de serviço – você precisa saber se o seu Cliente acha excelente, e não se o auditor-certificador corporativo acha que está excelente.

Não é mais possível aceitar esse tipo de coisa. Está na hora de dizer e mostrar que nós – Clientes – não concordamos com os índices que nos são jogados goela abaixo.
Existe um livro de Charles Bukowski que tem o título perfeito para essa anomalia: “Fabulário Geral do Delírio Cotidiano”.
Vamos ser sinceros. Não conheço uma só pessoa capaz de dizer:

- Eu confio plenamente, e acho excelentes, os serviços públicos brasileiros. Inclusive, já estou pensando em cancelar o plano de saúde da família, andar apenas de transporte público e colocar as crianças na escola pública. Afinal de contas, os órgãos seguem as normas internas e alcançaram a certificação de “Excelência Nível 10 Master Plus Advanced”.

Isso não existe.
Não hoje.
Não aqui, no Brasil de 2012.

Continua...

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Livro BPM Para Todos | Comentários


Olá Pessoal!

Estou de volta para agradecer a todos os envolvidos na publicação do meu segundo livro – BPM Para Todos.
Desde o seu lançamento em março de 2012 já recebi algumas dezenas de comentários e feedbacks sobre a obra, e é com orgulho de pai que abro novamente meu coração e digo:

Estou realmente muito feliz por conseguir alcançar o objetivo declarado no livro.
Saber que o Leitor entendeu a mensagem e que o conteúdo da obra terá utilidade na vida de milhares de pessoas, essa é a maior recompensa que um autor pode ter.
Muito obrigado por me recompensarem desta forma!

Para quem não conhece a obra, fica a dica e os links:

Para leitores no Brasil:

Para leitores em outros Países:


No Congresso da ABPMP Brasil, agora em Maio, faremos sorteio deste e de vários outros livros. Não perca!
Para conhecer um pouco mais e se inscrever no Congresso, visite o link http://www.abpmp-br.org/index.php?option=com_content&view=article&id=113

Um grande abraço e até breve!
Gart Capote

P.S.
A seguir coloco alguns dos mais recentes comentários recebidos sobre o “BPM Para Todos”:

“Depois do sucesso do seu 1º livro, Gart Capote inverte o processo e volta às origens nos presenteando com um livro brilhante, de linguagem direta, simples e objetiva. Mesmo tendo um objetivo introdutório, o livro atinge também os profissionais mais experientes, fazendo a Todos um convite para vivenciar o mundo de possibilidades e oportunidades proporcionadas por esta incrível disciplina. Para quem procura fazer diferente, não fazer "mais do mesmo", o livro BPM Para Todos é leitura obrigatória. Sem dúvidas, sua leitura é um ótimo investimento.”
L. H. Souto

“BPM para Todos é um livro com uma linguagem simples, que nos ensina ao mesmo tempo em que nos incomoda e nos faz pensar. É um incômodo positivo que quebra a inércia e nos dá vontade de arregaçar as mangas para fazer parte da mudança. Gart Capote tem uma maneira única de incomodar positivamente os leitores. Eu recomendo.”
S. Salomão

“Linguagem simples, direta, objetiva e acima de tudo, contextualizada. Gart nos brinda com uma visão abrangente sem perder a especificidade. Profunda, densa e robusta, porém leve e inteligível. Uma boa leitura tanto àqueles que já passaram pelo mindset do BPM quanto àqueles que ainda não tiveram o prazer de passar pela "metamorfose". Parabéns ao autor!
M. Santos

“BPM Para Todos conseguiu atingir o objetivo com uma linguagem simples e esclarecedora de um assunto que é relativamente novo em um país que ainda luta por direitos básicos. Acredito que através deste diálogo (sim, o livro não é uma atividade solitária, a impressão é que estamos conversando com o autor), Gart conseguirá despertar nas pessoas a busca pela melhoria através do BPM nas organizações empresariais, sociais e politicas. Acredito que para promovermos as mudanças nesta sociedade, precisamos de um representante no Brasil que nos ajude a mudar.”
R. Ota

“Muito legal a linguagem simples e otimista da apresentação de BPM. Parabéns”.
Edy Epumuceno Rodrigues Junior

“Um Livro direto e simples de entendimento. Parabéns!”
G. Gomes

“Gart realmente consegue, conforme prometido na apresentação, esclarecer de forma simples e lúdica o que é BPM. Boa leitura para aqueles que querem degustar um pouco deste tema tão importante. Parabéns!
J. F. Filho

segunda-feira, 12 de março de 2012

ABPMP Brasil | BPM Congress | Norte-Nordeste




Olá Pessoal!

Estou de volta e gostaria de falar um pouco sobre o 1º Congresso da ABPMP Brasil.
Nesta edição serão abordados temas e apresentaremos cases de sucesso relacionados à Eliminação de Desperdício e Melhoria de Processos para a construção do novo Brasil - Um Brasil que os brasileiros precisam e desejam.
Teremos dois dias inteiros repletos de Estudos de Caso, Debates, muito Networking, Apresentações Técnicas e Tendências.

Além disso, teremos uma área para exposição de soluções de Automatização de Processos e Literatura Nacional sobre BPM.


No stand da ABPMP Brasil estarão presentes os autores de BPM que também são profissionais certificados CBPP. Obviamente, eu estarei lá! 

Aproveite a oportunidade e confirme sua presença.



Os próximos 30 inscritos no Congresso receberão gratuitamente – e pessoalmente – um exemplar do meu novo livro “BPM Para Todos”.

Esta promoção é válida somente até 24/03/2012.





Então é isso. 
Não perca mais tempo e faça logo sua inscrição.
Para participar utilize o link

Vejo vocês em Recife!
Grande abraço,

Gart Capote



O BPM Congress tem como objetivo discutir o tema Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM - Business Process Management) e apresentar casos práticos de implementação. É parte integrante da estratégia da ABPMP Brasil de difusão e capacitação profissional em BPM. O tema do BPM Congress Edição Norte/Nordeste 2012 será


Desde 2008 a ABPMP Brasil tem se dedicado à promoção da prática de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) e ao desenvolvimento profissional dos que atuam nessa área. Em 2010, a ABPMP Brasil assumiu a liderança em BPM no País com cursos de formação de gestores de processo, certificação profissional internacional (CBPP) e eventos de difusão de conceitos e discussão de casos de implementação de BPM em organizações públicas e privadas (BPM Day), contribuindo decisivamente para que o Brasil se transformasse em um líder mundial em BPM.

PÚBLICO-ALVO
Gerentes de processo, donos de processo, analistas de processo, analistas de negócio, arquitetos de processo, designers de processo, analistas de métodos e profissionais envolvidos em iniciativas de gerenciamento, controle, melhoria, redesenho, reengenharia e inovação em processos, modelagem de processos, análise e desenho de processos, gerenciamento de desempenho de processos, transformação de processos, organização de gerenciamento de processos, gerenciamento de processos corporativos e tecnologias de gerenciamento de processos de negócio.

LOCAL E DATA

Congresso
De 24 a 25/05/2011 das 08h00 às 18h00
Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco
Avenida Prof. Moraes Rego 1235, Cidade Universitária, Recife-PE



Exame CBPP
Serão abertas 40 (quarenta) vagas para realização do exame CBPP no dia 26/05 com dispensa de participação no BPM Boot Camp, mas condicionado à participação no BPM Congress Norte/Nordeste 2012.
Uma vez preenchidas as 40 vagas, as inscrições para o exame CBPP vinculado ao BPM Congress Edição Norte/Nordeste 2012 serão encerradas.


De 26/05/2011 das 08h00 às 12h00
Mar Hotel, Rua Barão de Souza Leão 451, Boa Viagem, Recife-PE



sábado, 3 de março de 2012

Novo Livro: BPM Para Todos


Olá Pessoal!

Estou trabalhando na finalização do meu novo livro (BPM Para Todos) e acabei por compilar alguns números bem interessantes.
É muito gratificante para mim ter tantas pessoas envolvidas na proposição de conteúdo e revisão do meu 2º livro.
Depois dizem por aí que brasileiro não gosta de trabalhar, que não gosta de ler e outras coisas desse tipo. Nós precisamos abandonar imediatamente estes estigmas.

Bom, fiz esse gráfico para vocês visualizarem o trabalho que dá criar um livro e como é possível fazer coisas grandiosas quando temos vontade e disposição para correr riscos.

A página do BPM Books foi criada em novembro de 2011 e, para muitas pessoas, parecia algo sem propósito ou utilidade. Está aí o resultado para quem quiser ver.

Gostaria muito de contar com sua ajudar para divulgar esse resultado, pois acredito que o Facebook pode ser uma ferramenta revolucionária para a colaboração e criação de conteúdo – desde que a usemos para tal.
Não precisamos ficar apenas “curtindo” memes e outras coisas do gênero. Podemos fazer muito mais. Sendo assim, compartilhe.

Já comecei a escrever o meu 3º livro (Dominando BPMN 2.0). 
Em breve farei as chamadas para colaboração dos colegas...
Muito obrigado novamente e um grande abraço em cada um que compartilha desse crença.

Gart Capote

P.S. O livro BPMP Para Todos estará disponível em uma ou duas semanas.
Farei o sorteio de alguns exemplares. Acompanhe no site: