Melhoria de processos, BPM, foco em redução de custos, aumento de capacidade produtiva, esse tipo de abordagem… Isso é coisa do passado.
Isso tudo é coisa de empresa do século XIX e XX.
Bom, ouvi essas idiotices, calei minha boca e fiquei pensando:
Seria um alemão dizendo isso, um japonês, um americano, um suíço?
Não, era um brasileiro - e que vive no Brasil!
Foi nesse momento que perdi a paciência e me afastei.
Se você vive no Brasil, sabe muito bem que vivemos um quase que completo caos organizacional/
Nossas organizações estão muito longe de um estado mediano de maturidade. Todos os dias encontramos problemas comuns aos iniciantes e desorganizados.
Nossa saúde pública e privada vai de mal a pior, nossa educação idem, a segurança pública nem precisa comentar, a telefonia - uma vergonha, transporte e logística - um inferno.
Encontro milhares de profissionais por ano e ouço de cada um deles sempre a mesma coisa:
“Na minha empresa, precisamos melhorar muito. Não conhecemos nossos processos, nossa gestão é quase empírica, nossas metas sempre ousadas e nossos gestores são ignorantes no tema Gestão Por Processos.”
São profissionais que atuam em organizações de todos os portes. Essas declarações não são feitas por amadores.
Aí, te peço; pare e pense um pouquinho comigo.
Você acha, realmente, que falar de melhoria de processos, redução de custos, aumento de produtividade, gestão horizontal, foco do cliente, que essas coisas são perda de tempo. Que se não formos disruptivos e dermos saltos para o futuro seremos massacrados pela mudança?
Eu diria o seguinte:
O discurso é lindo, mas a realidade Brasileira é outra.
É como na propaganda de comida para bebês. A mãe olha para o filho e pensa em tudo o que ele pode vir a ser um dia, astronauta, cientista etc. Mas, no momento, o maior desafio daquela criança, ainda é aprender a comer…
Resolvi escrever esse e-mail para você, interessado e profissional de processos, para que você não esmoreça e não desista da luta.
É muito mais fácil se encantar com uma novidade, um “buzzword” fabricado para gerar negócios, do que se manter firme e continuar lutando para alcançar pequenos, mas extremamente relevantes, avanços nas organizações brasileiras.
Eu conheço, pessoalmente, a maior parte da lista de e-mail. Conheço a luta que cada um trava em seu dia a dia para convencer os colegas sobre a importância de entender e gerenciar processos.
Nesse 2016, aproveite para mostrar o valor que BPM pode trazer para as organizações. Vamos utilizar o conhecimento da Gestão Por Processos para ajudar nossas organizações a perdurar e atravessar mais esse momento turbulento.
Quando o modismo “disruptivo” for capaz de mostrar “como” fazer as coisas, vamos ver o que ele tem para apresentar.
Por hora, vamos nós mesmos fazer o que precisa ser feito. Nós sabemos o que precisa ser feito e como fazer.
O resto é discurso e venda de futurologia.
O que falta em nosso povo é um pouco mais de consistência e perseverança.
Temos uma terrível tendência de abandonar as coisas quando encontramos dificuldades.
Vamos nos unir e mostrar que existe uma nova leva de brasileiros que pensa e age diferente.
Contem comigo. Contem com a rede de profissionais de BPM no Brasil.
Vamos em frente e um ótimo 2016 para todos nós!
Gart Capote
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