Olá Pessoal!
Continuando com a série de posts sobre conceitos fundamentais para o Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), a seguir apresento algo bastante elementar, mas que ainda causa muita confusão em treinamentos e outros eventos relacionados ao tema.
Lembrando que, o meu livro de BPM "Guia para Formação de Analistas de Processos", possui todas essas informações com diagramas ilustrativos e muito mais.
Não posso deixar de pedir que visitem meu novo site www.GartCapote.com
Em breve centralizarei o blog, os sites dos treinamentos e tudo mais nesse único endereço.
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Abraços,
Gart Capote
Tipos de Processos de Negócio
Os processos de negócio são agrupados basicamente em três tipos, respectivamente:
Processos Primários (Finalísticos)
Relação direta com os clientes.
São os processos que ultrapassam qualquer fronteira funcional corporativa e possui como sua mais marcante característica, o contato direto com os clientes. Os processos primários, também conhecidos como Finalísticos – ou core process – quando agrupados aos outros processos primários tendem a traduzir a cadeia de valor das organizações.
Segundo Michael Porter, e em uma livre tradução, a cadeia de valor é um agrupamento corporativo estruturado entre atividades primárias e atividades de suporte.
Resumo de características:
- Visão ponta a ponta e interfuncional
- Entregam valor ao cliente
- Representam as atividades essenciais de uma organização
- Realizam a cadeia de valor
- Pode percorrer organizações funcionais, departamentos, e até mesmo outras organizações
- Permite uma visão completa da criação de valor
Processos de Suporte ou Apoio
Colaboram com a realização dos processos primários.
São os processos estabelecidos formalmente na organização e que visam dar suporte aos processos primários. Possuem como características marcantes a ausência de relacionamento direto com os clientes, e também, o forte e evidente vínculo à visão funcional tradicional, mas processos de suporte também podem ser interfuncionais.
Apesar do nome caracterizando uma hierarquia inferior aos processos primários, possuem impacto direto na capacidade de realização e entrega dos processos primários. Portanto, são processos extremamente delicados e que devem ser alvo de avaliação conjunta com os processos primários.
Resumo de características:
- Visão especializada e funcional
- Grande impacto nos processos primários
- Não entregam valor diretamente ao cliente
- Sustentam a realização dos processos primários
Processos de Gestão ou Gerenciais
São processos estabelecidos formalmente e com o intuito de coordenar as atividades dos processos de apoio e dos processos primários. Deve buscar garantir que os processos por ele gerenciados, atinjam suas metas operacionais, financeiras, regulatórias e legais.
Resumo de características:
- Medição
- Monitorar
- Controlar
- Ajudam na garantia da eficiência e eficácia da organização e seus processos
- Não entregam valor diretamente ao cliente
Até o próximo post!
2 comentários:
Gart,
Pra mim, o mais desafiador hoje em dia é o processo primário, pois com as redes sociais e processos de compras on line, diariamente os perfis de clientes podem mudar. Por isso os processos também devem sempre ser revistos de forma a atender as novas demandas de mercado.
Por isso que uma das características dos processos é a Dinamicidade. Os processos tendem a se adaptar ao mercado (Ou pelos, esse deveria ser o intuito) para atender de forma eficiente os clientes que, a cada dia, estão mais exigentes!
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