quinta-feira, 4 de março de 2010

Certificação Profissional em BPM - CBPP®

Olá Pessoal,

Resolvi escrever este breve post por três motivos.

1- Para atualizá-los sobre a certificação internacional de profissionais de processos – CBPP®.

No último final de semana aconteceu uma reunião da ABPMP Internacional em Las Vegas e a ABPMP Brasil também esteve presente.

Nesta reunião deliberou-se sobre os detalhes do lançamento da prova de certificação para o mundo, e claro, apresentamos o plano de como a ABPMP Brasil irá aplicar as provas de certificação.

Resumidamente, posso adiantar para todos que, cada prova para certificação profissional CBPP® será realizada em grandes eventos nacionais. Preparem-se!

Para saber mais detalhes, acesse o site da ABPMP Brasil (www.abpmp-br.org).

2- Para informá-los sobre os primeiros profissionais certificados no Brasil.

É com muito orgulho que informo que o Brasil já possui 3 profissionais certificados internacionalmente como CBPP® (Certified Business Process Professional), e Eu sou um deles.

Em fevereiro realizamos a prova e hoje tivemos a confirmação dos resultados. Parabéns para todos nós!

Para quem ainda não conhece; o CBPP® (Certified Business Process Professional®) é uma certificação profissional registrada da ABPMP Internacional que atesta o conhecimento, a experiência e a prática do profissional em Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM). No Brasil, além dos requisitos internacionalmente necessários, todos os candidatos passam por uma avaliação curricular – pré-requisito para a realização do exame.

3- Para fazer um agradecimento que nem sempre cabe nas reuniões do Comitê Executivo.

Muitos devem se lembrar do meu post/convite em 22/02/2008, convocando os profissionais da área e leitores deste humilde blog, para me ajudar a trazer a ABPMP para o Brasil e fundar o nosso Chapter.
Muitos convites foram feitos e enviados. Poucos retornaram demonstrando algum interesse ou importância. Pouquíssimos compareceram às primeiras reuniões.
Bom, um ótimo grupo se formou desde então, e assim o trabalho foi feito.
Hoje, após dois anos de sua fundação, posso olhar para traz e ver o quanto fizemos:

Realizamos seminários via internet para mais de 1000 profissionais, levamos conhecimento especializado e de qualidade para os mais distantes locais desse país – que até então estavam excluídos devido às dificuldades logísticas e a falta de interesse do mercado.
Traduzimos o conjunto de conhecimentos da profissão (BPM CBOK®) para Português, nos certificamos em Inglês para poder traduzir a prova de certificação para o nosso idioma, o CBPP® será em Português no Brasil.
Somado a tudo isso, somos o maior Chapter do mundo - líderes em inovação e presença territorial. Nossos membros estão presentes em 18 estados e o Distrito Federal.

A ABPMP Brasil e seu Comitê Executivo são uma referência internacional de dinamismo, ética, capacidade de realização e perseverança.

Assim como tenho registrado o convite para a formação do Chapter, fica aqui o registro do meu mais sincero e puro agradecimento aos profissionais que ajudaram a tornar um sonho em realidade. Mais ainda, que trabalharam diariamente na construção desse enorme sucesso:

José Davi Furlan
Leandro Jesus
Maurício Bitencourt
Sérgio Mylius da Silva

Muito Obrigado pelo companheirismo, trabalho, seriedade, comprometimento e confiança.
Sem vocês, nada disso seria possível.

Agradeço também a cada um dos nossos associados, mas preciso fazer uma ressalva – construtiva.

Esperamos e contamos com um maior envolvimento de todos. Participem mais!

O Brasil é um país imenso em todos os sentidos. Precisamos cada vez mais de profissionais éticos, capacitados, empenhados e competentes.

Tudo que fazemos tem um reflexo em nossas vidas. Acredite.

Sem mais delongas, gostaria apenas de ressaltar um detalhe importante:

Estamos apenas começando!

Um abraço e até breve.

2 comentários:

Unknown disse...

Fico feliz em ter conhecido um dos nomes citados e reconstatar pelo seu texto o que as brilhantes aulas do Mauricio acrescentaram para o meu crescimento profissional. Estou estudando e aplicando os conceitos BPM.

Márcia Silva Tachibana
Ribeirão Preto - SP

Gart Capote disse...

Olá Márcia!
Fico muito feliz em saber.
Continue no caminho.

Grande abraço!