quinta-feira, 29 de abril de 2010

Pesquisa BPI Summit 2010

Maturidade das Empresas na Gestão de Processos

INDÚSTRIA:

Por serem obrigadas a pensar em produção na sua essência, o que obriga uma vocação por processos mais estruturada, a indústria tem um grau de maturidade maior para processos do que a área de serviços – se considerarmos principalmente a área de produção/ manufatura. Em compensação, quando saímos da área de manufatura/ produção e vamos para outras áreas nas mesmas empresas, o nível de maturidade para processos diminui drasticamente. Muitas empresas sofrem com conflitos de cultura. Além disso, por seu legado “centenário” mudanças não são geralmente muito bem aceitas.

SERVIÇOS:

Por ser uma indústria que depende muito da customização e da flexibilização dos serviços para atender as expectativas dos clientes o setor de serviços tem dificuldade para aceitar padronizações e visão por processos. Poucas empresas têm processos claros e altamente definidos, o que deixa o setor muito atrás na indústria neste sentido. Em compensação, o “legado” da customização faz com que seja mais fácil realizar mudanças neste setor do que na indústria, criando uma excelente oportunidade para ganhos significativos rápidos.

Muito poucas empresas dos dois setores acima têm softwares flexíveis para gestão de processos. Simulações ainda são feitas manualmente ou considerando características demais ou de menos.

Saiba mais em: http://www.bpisummit.com.br/

Nenhum comentário: