INSCREVA SEU E-MAIL

NO FACEBOOK

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Água para Processos

Nossa vida e a relação com esses dois elementos.


1- Adaptação
A água pode assumir as mais variadas formas, se ajustando e contornando obstáculos em direção ao seu destino (objetivo).

Processos inteligentes deveriam possuir esta mesma característica. Deveriam ter seu objetivo claramente definido, possuir fluxo de valor, desvios e eventos para tratamentos de exceção – sempre se valendo de regras dinâmicas e atualizadas para saber qual o correto caminho a seguir e entregar o que realmente possui valor.

2- Combate
A água pode ser utilizada para combater / extinguir variados tipos de incêndios.

Processos inteligentes deveriam ser capazes de combater e até eliminar os "incêndios organizacionais".
Esses incêndios diários, normalmente, são produzidos de forma espontânea.
Nos incêndios organizacionais temos os mais variados combustíveis; trabalho mal definido, serviços sem definição de valor, qualidade subdimensionada,  relacionamento desvalorizado. Esses combustíveis, associados aos comburentes; má vontade, mal uso da tecnologia e desconhecimento da realidade e capacidade de processos, e reagindo com uma poderosa fonte de calor extremo – chamada de “resultado ruim”, normalmente entram em combustão e o incêndio se alastra.
Hoje, em boa parte das vezes, a brigada de combate ao incêndio organizacional é formada por pessoas – conhecidas também como Heróis corporativos ou apenas, pessoas que “vestem a camisa”. É fácil reconhecer um membro desta brigada. Ele é visto com regularidade trabalhando após o expediente.

3- Vida
Água é vida.

Assim como a água é capaz de levar vida para regiões áridas e permitir a existência do ser humano, processos inteligentes devem ser capazes de prover melhores serviços públicos, melhor infraestrutura e, principalmente, melhor qualidade de vida para as pessoas.
Processos inteligentes são processos que foram bem analisados, medidos, melhorados e geridos. São processos capazes até de mudar o destino de populações inteiras.
Com processos inteligentes é possível, dentre muitas outras coisas, gerar mais emprego, fornecer um melhor ensino, dar dignidade social, prover uma saúde pública adequada e preventiva, além de fornecer atendimento médico de qualidade quando necessário – nada parecido com discordar de escala de plantão e deixar pacientes na emergência sem atendimento.
Se pensar bem, poderia arriscar e dizer: Processo é Vida.

4- Morte
Quando o ser humano é submerso em grande quantidade de água, e por muito tempo, seu corpo não resiste e sucumbe. Ele se afoga.

Processos burros, que não são nada além de burocracia, desperdício, trabalhos mal feitos, morosidade e incapacidade, têm a mesma facilidade que a água para promover afogamentos.
São regiões inteiras, países até, que diariamente acordam submersos – inundados por uma quantidade absurda de processos ruins e desnecessários, promovendo assim, um enorme afogamento do desenvolvimento social.

Não há pessoa que não canse de nadar na tentativa de se manter na superfície e evitar um afogamento.
Não há cidadão que não se canse de lutar contra serviços públicos ruins para se manter vivo.
Não há empresário que não se canse de lutar contra a burocracia administrativa e os “super impostos” gerados por desperdícios, corrupção e mau uso do dinheiro público.

Se não agirmos agora, eles se afogarão.
Lembre-se:
“Nós”... Somos eles.


* Este texto faz parte do "Manifesto" existente no 3º livro de Gart Capote - "Medição de Valor de Processos para BPM", 2013

2 comentários:

Bruno Barrios disse...

Parabéns pelo novo livro Gart! Está ficando muito bom!

Um grande abraço e feliz 2013!
Bruno Barrios
BPMVision

Sérgio Soares Vianna disse...

Ao ler o seu texto me lembrei de GPO - Gestão do Processo Organizacional área chave ou KPA - Key Process Area do CMMI a qual, no modelo estagiado, é utilizada por organizações no nível 3 controlável de maturidade. Esse dinanismo propospo por você é fundamental para o atingimento dos níveis 4 estabelecido e 5 otimizado. O valor de um ou mais processos organizacionais é percebido na medida em que a escada de maturidade e subida. Os heróis só são heróis no nível 1. Como escalar de maneira simples leve é que o "pulo do gato". Dare to the challenge !