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quinta-feira, 24 de março de 2011

Modelagem de Processos de Negócio | Trecho do Livro

Modelagem de processos é uma das nove áreas de conhecimento de BPM, e devido a sua grande atratividade junto aos profissionais, talvez seja a área que tem a maior quantidade de praticantes e ferramentas tecnológicas disponíveis. Mas, vamos começar o entendimento do tema conforme a nossa proposta inicial, compreendendo o conceito antes de qualquer outra coisa. Conforme descrito no BPM CBOK®, a modelagem de processos de negócio combina uma série de atividades e habilidades que fornecem visão e entendimento dos processos, possibilitando a realização da análise, do desenho e da medição de desempenho.

É muito comum encontrar no mercado certa confusão entre o que é um diagrama de processo, um mapa de processo e o que é um modelo de processo. Ao término deste capítulo, este dúvida não poderá existir para o leitor. Vamos começar estabelecendo alguns conceitos fundamentais, e que estão completamente alinhados aos BPM CBOK.

O que é Modelagem de Processos de Negócio
A modelagem de processos de negócio nada mais é que um conjunto de atividades necessárias para a criação de representações de processos existentes, ou que ainda estão em planejamento ou sendo projetados. Uma característica bastante marcante sobre a modelagem de processos de negócio, conforme a própria definição do tipo do processo denota, é que este tipo de modelagem deve contemplar e cobrir os processos de forma completa, ou, ponta-a-ponta. Esta abrangência da modelagem é prevista para todos os tipos de processos – processos primários, de suporte e de gestão.

O que é um modelo de processo?
Um modelo de processo é uma representação mais abrangente dos processos, podendo conter representações matemáticas, gráficas, narrativas ou outras formas, podendo conter:

Informações sobre o Negócio
  • Informações de alto nível sobre o negócio, relacionamentos, concorrência, reguladores, fornecedores, parceiros, clientes etc
  • Objetivos estratégicos e métricas
  • Controles e restrições
  • Mercados e consumidores
  • Produtos e serviços
  • Localizações
Informações Operacionais
  • Cadeia de valor e portfólio de processos
  • Metas operacionais e objetivos
  • Políticas
  • Métricas de desempenho e indicadores de desempenho
  • Estrutura organizacional e papeis
Informações específicas do processo
  • Requisitos das atividades
  • Lucro e custo, baseado em atividade e baseado em recurso
  • Instruções de trabalho
Informações Técnicas
  • Sistemas
  • Serviços
  • Dados
Estas informações anteriormente apresentadas, e que podem compor os modelos de processos, foram organizadas por Bruce Silver no seu livro BPMN – Method and Style (Método e Estilo), tendo sido originalmente recebidas de Brett Champlin, fundador e ex-presidente da ABPMP Internacional (www.abpmp.org).
Um modelo de processo “completo” retratará diversas perspectivas atendendo a diversos propósitos. Pode conter diagramas e outras informações complementares ao entendimento do ambiente, relacionamento entre elementos, objetos etc.
Continua...



Este foi um pequeno trecho do
Capítulo 3 - Levantamento e Modelagem de Processos
Guia para Formação de Analistas de Processos.


Para conhecer o livro, clique aqui.

Grande abraço,
Gart Capote

3 comentários:

Carol disse...

Gart,
Comprei meu livro pela Bookess no dia 15/03 e até agora o status encontra-se "em produção". Vc sabe o pq da demora?
Obrigada,
Carol

Gart Capote disse...

Olá Carol!
Obrigado desde já pelo incentivo.
A Bookess trabalha no conceito de Publicação Lean & Green.
Ou seja, os livros somente são impressos por demanda.
O prazo normal para recebimento é de até 15 dias corridos.
Ainda não tive caso de atraso na entrega.
Quanto ao status, é assim mesmo. Nas minhas compras o status somente muda para "despachado" por volta do 12º dia, e dois dias depois chega em casa.
Qualquer dúvida me avise.
Grande abraço,
Gart

Carol disse...

Oi Gart,
Obrigada pela orientação!
Vou continuar ansiosamente no aguardo!
Abraço,
Carol