segunda-feira, 16 de maio de 2011

Curso de Formação de Analistas de Processos

Olá Pessoal,
Estou de volta!
Na última semana estive ministrando 32 horas (4 dias) de aulas do Curso de Formação de Analistas de Processos para uma grande turma em Aracaju - SE. Casa cheia, profissionais dedicados e interessados em aprender e compartilhar experiências. Combinação perfeita para um treinamento dinâmico, rico, e por que não dizer, divertido! Bom, ao menos essa foi a minha percepção sobre os trabalhos realizados pela turma.

O Curso de Formação de Analistas de Processos possui algumas diferenças e melhorias bem interessantes em relação aos treinamentos em BPM que venho realizando e ministrando desde 2005/6.
  • A primeira delas é a utilização do meu livro "Guia para Formação de Analistas de Processos" como o material de estudo da turma.
  • A segunda e maior diferença está na forma de realização do treinamento. No CFAP (Curso de Formação de Analistas de Processos) decidi conduzir os trabalhos com muito mais ênfase nas premissas do ensino de adultos (Andragogia) e com isso realizar exercícios guiados durante toda a parte prática do treinamento.

Resultado:
Todos os participantes foram conduzidos por mim nas atividades realizadas por eles mesmos, e nos trabalhos em grupo; começando desde a primeira modelagem estratégica, com alinhamento e definição do processo que fará parte do escopo, seguindo para o levantamento das atividades desse processo, sua modelagem em BPMN e a análise da situação atual (As Is). Após a análise e identificação dos problemas no processo da ACME (Empresa fictícia que é tema do Treinamento), realizamos uma orientação de melhorias no processo e todos trabalharam na sua modelagem de situação futura (To Be) seguindo os princípios, técnicas e premissas apresentadas.

Para encerrar, gostaria de agradecer mais uma vez pelo carinho de todos os participantes da nossa turma de Aracaju-SE. Foi realmente um período muito gratificante para mim, e espero que para vocês todos também!

Atendendo aos diversos pedidos (quase 95% da turma), já comecei a elaborar o nosso Workshop de Técnicas Avançadas de Modelagem de Processos com BPMN. Em breve trarei o conteúdo e agenda.
Acredito que em Julho ou Agosto eu já possa voltar e reencontrá-los para essa nova etapa.

Aos Colegas de outros estados que tiverem interesse no CFAP e/ou no Workshop de Técnicas Avançadas de Modelagem de Processos com BPMN, consulte a minha agenda de eventos públicos, e caso não haja previsão de turma em sua cidade, entre em contato comigo.

Veja abaixo uma foto com quase todos os participantes... 
Nem todos gostam de sair em foto. Eu sou um deles. :)
  




2 comentários:

Sérgio Vianna disse...

Gart,

Muito bom ! Estou tendo a oportunidade de ministrar um curso de Análise e Melhoria de Processos no formato a distância e o conceito de Andragogia é um elemento fundamental neste tipo de curso pois o aluno tem de sentir dono do processo de aprendizado e o tutor alguém que o guia para o sucesso no aproveitamento do evento ! Sucesso ! Depois envio o resultado pois o treinamento tem uma carga horária de 40 horas mas as pessoas têm 1 mês para realizar todas as atividades ! Vou sugerir o seu livro para a equipe que montou o treinamento para que futuramente as suas ideias sejam compartilhadas !

Um abraço,
Sérgio Vianna

Gart Capote disse...

Olá Sérgio!
Obrigado + uma vez.
Sucesso para o seu treinamento também. Precisando de algo, é só falar.
Será um prazer poder ajudar.
Grande abraço.
p.s. Obrigado também pela indicação do livro.