sábado, 18 de agosto de 2007

Framework de Zachman




Todos que se interessam pelo assunto, ou desejam, em algum momento, atuar em Gestão de Processos de Negócio, devem conhecer alguns dos conceitos/ferramentas básicas.


Uma delas é:


O Framework de Zachman.


Não impressiona? Você vai poder comentar durante os chopps:


- É. Eu uso o Framework de Zachman!

Garanto que seus amigos vão te invejar (ou achar que você colocou alguma prótese – sabe-se lá onde).

Resolvi escrever esse post depois de ouvir por diversas vezes:

- Como se começa um projeto de BPM?

Acho que Zachman é algo bastante útil para responder.

Bom, essa camada, composta de questionamentos e áreas de conhecimento, nos dá uma visão mínima sobre as questões que estamos por encontrar, e principalmente, nos ajudará a obter respostas cruciais para um bom e efetivo levantamento (As Is), e mais, evitará distorções no efetivo entendimento do negócio – essencial para uma projeção assertiva (To Be).

Não vou entrar em detalhes de como trabalhar com o framework de Zachman, mas encontrei essa simpática figura que, ilustrativamente, pode ser uma representação bastante aproximada da sua forma em mais alto nível.

Mais detalhes?

Só se comentar pedindo. Ok?


;)


Abraços,

Gart Capote

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Gart... Ficou vago, prá mim, essa coisa de O Framework de Zachman. Pode exemplificar um pouco mais. Obrigado. Oswaldo A Jr (Almeida Consultores - Santo Andre - SP)

Arnaldo de Souza disse...

Estou desenvolvendo um TCC tema sobre a implantação de um ERP apoiado por BPMN e gostaria de sugestões e além disso receber o mini curso de BPM, abraços, o Blog esta de parabéns

Sérgio Vianna disse...

Estou com o poster atualizado !!! Versão 2011 ! É igual a tabela periódica depois que você aprende por ela existe nunca mais deixa de usar !

Sérgio Vianna disse...

Esse Framework é igual a tabela periódica depois que você aprende para que ela serve, nunca mais deixará de usá-la e inclusive contribuir para a sua atualização !

Gart Capote disse...

Olá Sérgio!
Você pode compartilhar esse poster?

Se quiser, podemos colocá-lo aqui no blog.

Grande abraço!

Tássia Scrignoli Daher disse...

Caro Gart,

Gostaria de conhecer melhor este framework. Você pode me passar mais detalhes?